Pesquisar no site


Contato


https://twitter.com/ramona_tequila

MODA x MÚSICA

05/12/2009 15:03

 

 Quem influencia o quê

 

Eu não me canso de fazer essa pergunta. “Moda segue a música ou música segue a moda?” Mas ao pesquisar, descobri que isso é muito relativo, depende de diversos fatores. A Lady Gaga por exemplo, se inspirou no estilo andrógeno com uma mistura dos estilos da Madonna e dos Clubber´s dos anos 80. 
      Mas para que não fique dúvidas, é necessário analisar os estilos. Observe o comportamento de bandas e jovens do final da década de 50 e início de 60, que tinham os Beatles como referência com seu estilo "Mod" com seus ternos italianos, cabelos bem  penteados. Era o início do Rock´n Roll (e da moda rocker)

Já na década de 60, o movimento hippie e folk dominava em todo o mundo, roupas coloridas com influências indianas e tingidas, pulseiras e colares enormes, com penas ou de couro, misturavam-se acessórios country, sandálias rasteiras e chinelos de couro, batas p/ os homens. E lá estava a música, com seus representantes de peso e que são referenciais até hoje no movimento de Woodstock: Janis JoplinJimi Hendrix, e no Brasil era a vez de Raul Seixas. E nessa mesma época surgia a Jovem Guarda com Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Wanderléia, e seu estilo com linhas mais retas, mini-saias, e  os Hot- pant´s (shortinhos que eram sensação da época).

Foi no fim dos anos 60 e início dos anos 70 que surgiu uma grande gama de estilos musicais, como o Hard Rock ou Heavy Rock. Correntes, tachas, roupas em couro ou pretas, um visual mais pesado e jeans, faziam parte do visual dessas bandas (Led Zepelin, Kiss, Aerosmith, AC/DC, Deep Purple e Van Halen) e influenciaram muitos jovens dessa época.

Também nascia paralelamente na Inglaterra e nos Estados Unidos o punk rock (Ramones, Sex Pistols,The Clash) com um visual mais carregado no preto, cabelos moicanos, jeans rasgado, muitas correntes, e os "All Stars"que ainda hoje faz parte do guarda-roupa de várias pessoas. Na contramão surgia O Glam Rock de David Browie. O estilo era marcado por trajes e performances, que trazia em suas roupas muita purpurina, paêtes, lurex, saltos altos, maquiagem com direito a cílios postiços e bastante gliter.

A disco music ditou moda por um bom tempo, música pop-eletrônica ou a dance music, tinha um estilo em particular sensual e glamuroso. As mulheres com suas saias curtas, rodadas ou justas, foi a época em que definitvamente desceu a cintura das calças femininas e masculinas. Os saltos plataformas dominaram e seduziram até os homens, que ousavam com camisas de cetim e seda com cores quentes. 
   O Guns´n´Roses surgiu na década de  80  juntamente com o New Wave, que foi uma grande junção de vários estilos anteriores. Os cortes de cabelo punk ou cabelos compridos, com a estética andrógena do glam rock e  acessórios folk dos anos 60 e cores vibrantes. Foi aí que o Pop começou a ter força na cena musical com Madonna e Michel Jackson.

Os anos 90 começaram com uma forte influência Grunge, as bandas de garagem que faziam a boa e velha música independente (uma ramificação do hard rock, punk, heavy metal e rock alternativo). Quando se pensa nesse estilo, logo associa-se ao Nirvana. Eles tiveram uma forte influência no estilo da maioria da garotada com aqueles jeans rasgados, camisas xadrez, cabelos compridos e despenteados, e o All Star mesmo que sujo, desbotado ou até rasgado. Aliás falar de rock/moda e não  citar este calçado é impossível.

Por meados da 1ª década de 2000 e há apenas alguns anos atrás surgiu o Indie Rock (bandas de Pop Rock como Franz Ferdinand, Avril Lavigne, Blink 182, Artic Monkeys e  Pitty). Trazendo de volta as calças skynnis, camisetas de bandas, saias rodadas, óculos estilo neo-nerd (aqueles com ‘fundo de garrafa’ só que menores e coloridos),  e o All Star*.

Logo após vira febre mundial  o Emocore (um subgênero do rock, com canções melódicas e emotivas), exemplo disso são as  bandas: Simple Plan, Fall Out  Boys, Fresno e NX Zero. O  estilo "Emo" tem uma característica própria no seu jeito de vestir. Roupas pretas, listras, quadriculado, estampas fofas e sobreposições. Outra coisa que marca o visual são as franjas caídas sobre os olhos, que também são pintados de preto tanto homens, quanto mulheres.

É possível perceber então que a música dita moda, e suas vertentes. Criam estilos próprios sonoramente e visualmente. Com vários estilos diferentes surgindo um após o outro, houve uma imensa necessidade de expressar melhor a sua musicalidade e os artistas abusaram da moda, ousaram, criaram identidades únicas e se tornaram referenciais, principalmente no rock.