Por Ass. Novembro Negro
Seduc
Hip Hop
A cultura hip hop ganha status de movimento social, especialmente pela luta de grupos como o Maloca, sediado em Cuiabá, que estimula a inclusão social por meio da arte. Além de problematizar a realidade da periferia e recriar as oportunidades, eles vão trabalhando nas pessoas, a auto-estima e o poder de indignar-se.
Problematizam, recriam e assumem identidades, para fazer com que os moradores descontextualizados social e economicamente avancem para os centros das cidades. Tem um pouco da Maloca em diferentes pontos da capital mato-grossense agora. É que na ocasião do projeto Novembro Negro, os artistas do grafite realizaram intervenções pela cidade. Agora, o próximo passo, é a idealização do Festival Dekebra que ocorre neste sábado (21.11), no Parque Aquático da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento começa as 15h e segue pela madrugada com muitas atrações.
O Dia da Consciência Negra estimula reflexões, mas este também é momento de celebração. Para dar um aspecto grandioso à festa, várias atrações prometem movimentar a noite de quem se aventurar pelo Festival Dekebra. Na mostra de dança não-competitiva apresentam-se seis grupos, já no duelo de rebolation, oito trios foram inscritos. No quesito B-Boy, tem batalha importante, com competidores de várias regiões brasileiras. Para balançar o corpo e cantar a plenos pulmões, tem Mandala Soul, Quelinah (da série global Antônia), Garcia Gun (ES), Outro Nível (Go) e o grupo local de rap, Controvérsia. Quem apresenta a festa são os DJs Spinha e Clayton 7, quem finaliza, é o tão aguardado MC Dentinho.
Maloca e outros projetos
Desenvolvendo suas atividades em bairros periféricos, o coletivo Maloca trabalha na Grande CPA, considerado Centro da Região Norte de Cuiabá, e atende a comunidade em geral de mais de 50 bairros adjacentes, são mais de 105 mil habitantes (Censo 2000 - IBGE) distribuídos numa área de 30,70 Km2. Atuando na área políticas públicas culturais, participam de fóruns, que permite que a comunidade artística possa realizar suas produções visando a organização desse segmento como profissão que garanta sua auto sustentabilidade.